A LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA UM DIÁLOGO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA

Autores

  • Giselle Santos Dantas UniItalo Autor
  • Cátia Rodrigues UniItalo Autor

Resumo

A formação leitora do aluno é um tema recorrente nas discussões em torno da prática docente. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular coloca em discussão, como um caminho seguro para a Alfabetização, a inserção, desde a Educação Infantil, das crianças no ambiente letrado, de forma a garantir essa formação inicial da criança no ambiente escolar a partir dos 4 anos de idade. A perspectiva que esse texto aponta é a possibilidade dessa inserção vir acompanhada do apoio familiar, como um elemento fundamental e possível, independente da escolarização das famílias. Para fundamentar essa pesquisa, além das propostas e conceitos da própria BNCC, foram contemplados os materiais disponibilizados no Projeto “Conta pra mim”, lançado em 2019, pela Secretaria da Alfabetização. Com relação à pesquisa bibliográfica, foram consultados materiais voltados pela área da Linguística, da Leitura e Literatura Infantil, como por exemplo: livros e artigos que se fundamentam em Formação de Leitores, mais especificamente relacionados à Área da Linguística e Literatura.

Biografia do Autor

  • Giselle Santos Dantas, UniItalo

    Aluna de Licenciatura no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro

  • Cátia Rodrigues, UniItalo

    Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ítalo Brasileiro – Formada em Pedagogia e Letras, Especialista em Alfabetização e Letramento, Especialista em Neuro Educação, Psicopedagoga, Mestre em Comunicação e Letras e Doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP

Publicado

10.12.2023

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