PARENTALIDADE POSITIVA: A mediação psicopedagógica no pós-pandemia

Autores

  • Dirce Encarnacion Tavares Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro Autor
  • Rosana Dias da Silva Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro Autor

DOI:

https://doi.org/10.7435/s0fe2d14

Palavras-chave:

Psicopedagogia Clínica. Parentalidade Positiva. Família – Afeto.

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a parentalidade positiva, através da análise crítica de conteúdos e numa abordagem qualitativa, utilizada na metodologia da pesquisa, neste trabalho, para melhor entendimento da investigação para aplicação na psicopedagogia clínica. Visa um melhor atendimento de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagens. Por ser um tema bastante peculiar a cada núcleo familiar, sugiro que possamos pensar no papel do psicopedagogo como mediador de um processo que poderá facilitar a conduta dos pais com relação a seus filhos, já que todos passamos por um longo período de isolamento social e atualmente, no pós-pandemia, percebemos como a sociedade foi afetada em seu comportamento através da intolerância, negligências, vulnerabilidades, discórdias. Os instrumentos usados na educação parental podem ser aplicados como facilitadores na comunicação para famílias que por vários motivos não conseguiram exercer a função de pais e que necessitam mudar suas rotinas de vida para que possam favorecer e manter um ambiente mais afetivo e que colabore com a saúde mental e física de seus membros para que possam ter um convívio melhor em sociedade.

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Publicado

15.09.2024

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