O ATOR COMO O ATLETA DO CORAÇÃO: Um estudo sobre o teatro de Antonin Artaud e a arte do ator criador.

Autores

  • Sarah Ferreira Arsani Centro Universitaário Italo Brasileiro Autor
  • Marcia Cristina Polacchini de Oliveira Autor

DOI:

https://doi.org/10.7435/z83ded14

Resumo

Esse artigo propõe pesquisar o trabalho do ator-criador a partir da linha teórica de um dos principais nomes que contribuíram para a teoria do teatro no início do século XX, refletindo sobre sua ideia de encenação e de criação. Tem como foco o objetivo de propor uma análise, de como dialogar a teoria com os artistas na contemporaneidade usando os dispositivos criativos dos conceitos do teatro da crueldade, que influencia a cena teatral e a ideia dos princípios do ofício do ator podendo ter uma investigação entre a idealização e o desejo do teórico com a arte de todos que estudam e praticam teatro, tendo então um lugar para cultivar a sua importância, descobrindo a potência nos estudos do trabalho de um ator que ganha profundidade na construção de uma cena, de um personagem, de um processo criativo como um todo. O teórico busca uma reapropriação de si como uma possibilidade de manter o  teatro da crueldade vivo e desmistificar o sentido da palavra crueldade estar ligada ao cruel, mas sim em um lugar de rigor com o ator-criador, esperando que ele seja um atleta do coração presente de corpo e alma para o seu ofício, para a cena, para o público e estendendo o seu olhar para coletivos que pesquisam o teatro  e a sua teoria como ponto de partida de um novo olhar para experimentações da cena teatral contemporânea.

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Publicado

27.04.2025