O ATOR NO VAZIO CÊNICO: O CORPO COMO ESSÊNCIA DA COMUNICAÇÃO TEATRAL

Autores

  • Sidnei Lucas de Lima Junior UniItalo Autor
  • Victor Moura Silva UniItalo Autor
  • Marcia Cristina Polacchini de Oliveira UniItalo Autor

Resumo

Por meio de um descontrole gerado pela vivência do capitalismo e do consumismo, criou-se sobre a compreensão da existência humana um desejo acentuado pelo preenchimento daquilo que será refletido na relação consigo e com o mundo: o vazio. De forma natural, o vazio interior está associado à falta de sentido para o indivíduo e à necessidade de encontrar atendimento às suas carências e inquietudes. Entretanto, adentrando um contexto de domínio, pertencimento e excessos, a sensação de falta do ser humano irá impactar também na relação com o teatro. Assim, surge o interesse comercial de dar ao palco cheio a capacidade de suprir o vazio interior do espectador, afetando tanto dele quanto dos atores as potências de criação, imaginação e comunicação. Em outras palavras, passa a ser prejudicada a relação entre atorpúblico, principal responsável pela existência desta arte ao possibilitar um encontro e diálogo de corpos. Seria possível, então, colocar o ator dentro de um vazio cênico, onde seu único instrumento de trabalho seja seu próprio corpo? Mais do que isso, seria ele suficiente para manter uma comunicação viva com seu público, ainda que sem auxílio de recursos cênicos e palavras? Estariam os atores e o público preparados para lidar com um vazio não mais constituído por materiais, mas preenchido unicamente pela dilatação expressiva de corpos?

Biografia do Autor

  • Sidnei Lucas de Lima Junior, UniItalo

    Discente do curso de Licenciatura em Teatro do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro

  • Victor Moura Silva, UniItalo

    Docente do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, Licenciado em Teatro no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Pós graduado em Dança contemporânea no Instituto Politécnico do Porto (IPP) na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) Porto - Portugal.

  • Marcia Cristina Polacchini de Oliveira, UniItalo

    Bacharel em Educação Artística, com especialização em Artes Plásticas, licenciatura plena. Pós-graduação lato-sensu (especialização) em Arte Terapia. Curso técnico em Teatro. Mestre em Educação, Administração e Comunicação (área de Educação e Práticas Educativas no Brasil). Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora acadêmica e professora no Centro Universitário Ítalo Brasileiro nos cursos de licenciatura em Teatro e Artes Visuais.

Publicado

10.12.2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>