OS FUNDAMENTOS EPISTOMOLÓGICOS DA PEDAGOGIA ATIVA
DOI:
https://doi.org/10.7435/gn7etz90Palavras-chave:
Aprendizado, Educação, Metodologias, Práticas.Resumo
Em todos os setores da atividade humana, os processos tecnológicos têm vindo somar “expertises” e produzir resultados mais adequados ao nosso tempo. Não se consegue viver sem o celular, sem a internet. Mas, paradoxalmente, a educação está ainda atrasada e necessitando de um salto tecnológico, o qual favoreceria sobremaneira o terreno onde se enquadra a pedagogia ativa. Nessa descoberta de novas metodologias, novas práticas, em que se encaixa a tecnologia, qual será o papel do educador? Deve-se valorizar a figura do educador, que não é mais o “detentor do conhecimento”, mas o “Mestre” que propicia o espaço do ensino e indica o rumo do verdadeiro aprendizado. Professores, alunos e familiares devem ser como verdadeiras “antenas da civilização”, prontos a captar todas as sinalizações de seu tempo para renovar suas ideologias à luz de novas descobertas.