INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • JOSE LUIZ MARTINS CENTRO UNIVERSITÁRIO ITALO BRASILEIRO Autor

DOI:

https://doi.org/10.7435/rxxj9e83

Resumo

O presente artigo estabelece uma conexão entre a Inteligência Artificial (IA) e educação formal, com a perspectiva de apresentar esse tipo de tecnologia como meio de pesquisa que favorece o ensino-aprendizagem, com ênfase na aprendizagem do aluno. O questionamento central se prende à necessidade de compreender como essa tecnologia deve ser utilizada para que a IA seja um meio de aprendizagem e não um recurso que promova o acesso às respostas prontas, bem como uma possibilidade para promover uma educação mais equitativa, inclusiva e aberta a todos os alunos. Quanto à pesquisa bibliográfica, foram consultados materiais específicos à Inteligência Artificial e sua influência nos processos educacionais, tais como: livros, legislações, artigos, teses, conferências internacionais entre outros. Afim de aprofundar este estudo, foi realizada uma pesquisa de campo com oito pedagogas que atuam na rede pública e privada no 5º ano do Ensino Fundamental, em escolas da Cidade de São Paulo. A escolha da fase educacional se justifica por ser o último ano do Ensino Fundamental I, com alunos mais maduros, inclusive com autonomia para pesquisar diversos meios e utilizar a tecnologia com mais facilidade. Já a opção por escolas de redes diferentes, teve o intuito de analisar uma possível diferença entre ambas, uma vez que os alunos da rede privada talvez possuíssem meios que favorecessem uma utilização maior da tecnologia. Concluiu-se que a Inteligência artificial não é uma ferramenta tão distante da rotina escolar quando o assunto é ensino-aprendizagem. Muitas vezes não se percebe o seu frequente uso, pois a ideia de algo tão extraordinário, prejudica o entendimento de quão funcional é a sua utilização.

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Publicado

27.04.2025

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